Extensão


PROJETO 2017: Saúde mental, drogas e redução de danos: ampliando a participação popular na Rede de Atenção Psicossocial de Campina Grande.

RESUMO

Sendo uma renovação do trabalho realizado no ano de 2016, o presente projeto está inserido nas ações do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Drogas NUD/UFCG e tem como objetivo geral realizar atividades de extensão no âmbito da Saúde Mental, a partir da perspectiva da Redução de Danos, com vistas à qualificação das práticas de cuidado dirigidas às populações vulneráveis pelo consumo de álcool e outras drogas, contribuindo para a diminuição do estigma e do preconceito relacionados a essas populações. Além disso, visa fortalecer o protagonismo de usuários e familiares de serviços públicos de Campina Grande a partir da mobilização para a participação social e o devido controle social das políticas das quais são público alvo. 

Justifica-se pela necessidade de investimentos na formação acadêmica para a Saúde, especialmente na Psicologia, que historicamente têm voltado sua atenção para uma clínica elitista e privada. Assim, objetiva, também, qualificar estudantes e profissionais para atuação em serviços públicos de saúde e da assistência social, a partir das principais diretrizes que orientam a Política de Atenção Integral à Saúde de usuário de Álcool e outras Drogas. 

A perspectiva da Redução de Danos, preconizada pela Política Pública de Saúde do Brasil, será utilizada não só para fortalecer a Clínica Ampliada no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas como uma perspectiva ética de cuidado, que problematiza a produção de conhecimento e os lugares instituídos de poder que envolvem o uso de álcool e outras drogas. A Redução de Danos dialoga fortemente com as metodologias participativas e horizontalizadas que serão utilizadas nas ações extensionistas aqui propostas, tendo em vista que parte da lógica de que é necessário "intervir para conhecer", propondo um modo coletivo de construção de práticas de cuidado que valorizem a própria experiência na tomada de decisão sobre a atitude cuidadora. 

A presente proposta está situada nos marcos da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, agregadas a outros esforços para produzir mudança do lugar social estigmatizado no qual são colocadas as pessoas que fazem uso problemático de drogas, reflexo das verdades produzidas a partir de campos do saber normatizadores, como a Psiquiatria hospitalocêntrica, a Igreja e a Justiça, para citar algumas. Dialoga com outros projetos desenvolvidos no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS-UFCG, a exemplo do PET Saúde GraduaSUS, bem como com projetos de pesquisas desenvolvidos pelo NUD e com o componente de ensino orientado pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da UFCG. 

Utilizaremos metodologias participativas, tais como rodas de conversas, oficinas e cines-debate, tanto para o trabalho com estudantes vinculados ao projeto e ao NUD, como também com as populações diretamente atendidas pela presente proposta, a saber, usuários de serviços de Saúde Mental e de equipamentos da Assistência Social de Campina Grande e profissionais que neles trabalham, em dispositivos específicos para atendimento às pessoas que têm problemas com o consumo de drogas. 

Espera-se, ao final do projeto, ter contribuído para a ampliação qualificada de cuidados em saúde mental, potencializada com o Projeto Redes Intersetoriais (projeto nacional iniciado em 2016 em Campina Grande, coordenado pela Secretaria Nacional Sobre Drogas – SENAD e pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), bem como oportunizar aos discentes do Curso de Psicologia do CCBS uma formação crítica e problematizadora, pautada pelos saberes que só podem ser construídos a partir da triangulação entre ensino, pesquisa e extensão.

APOIO: Pro-reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG; PET Saúde GraduaSUS; Projeto Redes (SENAD); Fiocruz. 

PROJETO 2016: Saúde mental, drogas e redução de danos: saberes e práticas de cuidado em saúde com populações atendidas na Rede de Atenção Psicossocial de Campina Grande.


RESUMO

O projeto tem como objetivo geral realizar atividades de extensão no âmbito da Saúde Mental, a partir da perspectiva da Redução de Danos, com vistas à qualificação das práticas de cuidado dirigidas às populações vulneráveis pelo consumo de álcool e outras drogas, contribuindo para a diminuição do estigma e do preconceito relacionados a essas populações. 

Justifica-se pela necessidade de investimentos na formação acadêmica para a Saúde, especialmente na Psicologia, que historicamente tem voltado sua atenção para uma clínica elitista e privada. 

Objetiva, também, qualificar estudantes e profissionais para atuação em serviços públicos de saúde, a partir das principais diretrizes que orientam a Política de Atenção Integral à Saúde de usuário de Álcool e outras Drogas. 

A perspectiva da Redução de Danos, preconizada pela Politica Pública de Saúde do Brasil, é utilizada não só para fortalecer a Clínica Ampliada no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas como uma perspectiva ética de cuidado, que problematiza a produção de conhecimento e os lugares instituídos de poder que envolvem o uso de álcool e outras drogas. 

A Redução de Danos dialoga fortemente com as metodologias participativas e horizontalizadas que são utilizadas nas ações extensionistas desse projeto, tendo em vista que parte da lógica de que é necessário conhecer para intervir, ao mesmo tempo em que é necessário intervir para conhecer, propondo um modo coletivo de construção de práticas de cuidado que valorizem a própria experiência na tomada de decisão sobre a atitude cuidadora. 

O projeto está situado nos marcos da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, agregados a outros esforços para produzir mudança do lugar social estigmatizado no qual são colocadas as pessoas que fazem uso problemático de drogas, reflexo das verdades produzidas a partir de campos do saber normatizadores, como a Psiquiatria hospitalocêntrica, a Igreja e a Justiça, para citar algumas. 

Dialoga com outros projetos desenvolvidos no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS-UFCG, a exemplo do PET Saúde GraduaSUS, bem como com projetos de pesquisas desenvolvidos pelo NUD e com o componente de ensino orientado pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da UFCG. 

Utilizamos metodologias participativas, tais como rodas de conversas, oficinas e cines-debate, tanto para o trabalho com estudantes vinculados ao projeto e ao NUD, como também com as populações diretamente atendidas pela presente proposta, a saber, usuários de serviços de Saúde Mental de Campina Grande e profissionais que neles trabalham, em dispositivos específicos para atendimento às pessoas que tem problemas com o consumo de drogas. 

Espera-se, ao final do projeto, ter contribuído para a ampliação qualificada de cuidados em saúde mental e oportunizar aos discentes do Curso de Psicologia do CCBS uma formação crítica e problematizadora, pautada pelos saberes que só podem ser construídos a partir da triangulação entre ensino, pesquisa e extensão. 

APOIO: Pro-reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

My Instagram