GRUPO DE ESTUDOS ABERTO IRÁ DISCUTIR A BARBÁRIE NA "CRACOLÂNDIA"

O NUD/UFCG, mais uma vez, vem a público para dizer o quanto se sente afetado e angustiado com todas as atrocidades que vêm acontecendo na chamada Cracolândia - ou em um nome mais adornado, limpo e iluminado: na região da Luz, em São Paulo. 

Provocados e provocadas, e em contato constante com pessoas que estão mais próximas, geograficamente, de tudo; permanecemos resistindo. Não podemos nos calar!

Diante disso, estaremos promovendo amanhã, dia 25 de maio, às 14h, mais um Grupo de Estudos Aberto, com o debate: Na trilha da Luz para um tema sombrio: violação de direitos e violência contra pessoas que usam drogas na chamada Cracolândia

Exibiremos o documentário Hotel Laide, de Débora Diniz, e utilizaremos como pano de fundo para a discussão o texto "Sem pudor, resguardo ou escolha: A construção de um estigma sobre os usos “ilegítimos” dos tóxicos no início do século XX" (de Thamires Regina Sarti Ribeiro Moreira – Livro: Dichavando o poder: drogas e autonomia –  Org: Coletivo DAR). 

Para quem ainda não conhece o referido documentário e sua relação com o que está sendo proposto, utilizamos a fala de Maria Rita Kehl para explicar: 


"Débora Diniz traz, neste curta de pouco mais de 20 minutos, bela resposta para este triste momento em São Paulo, a destruição da melhor experiência de atenção a usuários de drogas altamente vulneráveis no Brasil. 

O programa "De Braços Abertos", na chamada Cracolândia, propunha cuidado por meio da promoção de direitos de cidadania. Foi reconhecido como modelo pela ONU, por entidades e especialistas de todas as vertentes mundo afora.

Domingo, 900 policiais, comandados pessoalmente por Alckmin e Dória, invadiram as casas de pessoas em tratamento, bombardearam equipamentos de saúde, desalojaram famílias, feriram crianças, pessoas com deficiência e prenderam arbitrariamente dezenas de pessoas.

Terrível episódio de violação dos princípios Democráticos. Uma ação populista, comprovadamente ineficaz, de franca disputa política, onde se busca demonstrar autoridade e filiação à ordem diante das denúncias que recaem sobre eles e o PSDB. Para isso, miseráveis estão sendo massacrados e, de quebra, a especulação imobiliária é favorecida.

Assistam, compartilhem.


*o hotel foi incendiado" 

Esperamos vocês!
Vamos investir, resistir e insistir!
Vamos falar sobre vidas! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

My Instagram