NUD PARTICIPA DA VI SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFCG

No dia 02 de junho o NUD esteve em Sousa para participar da VI Semana de Serviço Social da UFCG, onde pudemos colaborar com a palestra Questão das Drogas e Serviço Social: Reflexões numa perspectiva antiproibicionista e antimanicomial, em parceria com a professora Cythia Stuart Alburquerque.

A discussão girou em torno do modo como a proibição é fonte dos paradigmas que temos que lidar quando nos encontramos no lugar de garantidores dos Direitos Humanos, onde o desejo de proibição e a proibição do desejo é uma contradição presente em nossa sociedade e mostra como a lógica de normatização da subjetividade advinda da ilegitima, porém legal, intromissão do Estado em nossa liberdade pessoal vai além do discurso e se mostra, de maneira cruel, na lógica do controle social e das suas faces vistas cotidianamente.

Dentro desse panorama se faz pertinente pensar a lógica antiproibicionista e antimanicomial visando a constituição de uma ética política do relacionamento entre as pessoas, originada a partir da compreensão da própria ordem dos afetos pessoais - tendo em vista os lugares sociais que cada um de nós temos dentro da garantia (ou não) dos direitos. 

A Psicologia e a Assistência Social têm papel definitivo na atuação e cuidado à pessoa usuária de drogas, uma vez que a reprodução dos estigmas se estendem aos serviços oferecidos no SUS e SUAS e trazem para nós, que atuamos nesse campo, desafios e potencialidades específicas, situando a Redução de Danos como política de cuidado, pois a mesma se apresenta como um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas e nos direciona para uma prática que visa o cuidado e não o controle dessa população.

Foi um encontro muito potente! A organização do evento trouxe uma programação enriquecedora, na qual a palestra que compomos foi o encerramento da Semana junto ao lançamento do livro "Drogas e Proteção Social: os desafios da intersetorialidade" (disponível AQUI). A discussão de Cynthia Stuart foi construída enquanto um debate político histórico sobre a proibição articulada com a prática em Assistência Social, fazendo com que as ideias e práxis ali discutidas rendessem um caldo muito grosso de como a temática vem sendo discutida e disputada por sujeitos que vão contra a lógica hegemônica.

Saímos muito agradecidos e, como a vontade de voltar a construir em parceria é grande, fiquem atentos e atentas, pois novos encontros irão acontecer! 





Escrito por Adriana Bezerra e Isaul Pereira

Um comentário:

  1. O livro está disponível para download em

    http://cress-ce.org.br/noticias/livro-drogas-e-protecao-social-os-desafios-da-intersetorialidade-e-disponibilizado-para-download-no-site-do-cressce/

    ResponderExcluir

My Instagram