PRÉ-ENCAA E ENCAA 2016: VIVÊNCIAS DO NUD

Passados exatos 19 dias desde o fim do I ENCAA – Encontro Nacional de Coletivos e Ativistas Antiproibicionistas – recuperamos o fôlego para falar dessa experiência potente, cheia de descobertas, (des)construções, e aprendizados. Mas antes de contar sobre o ENCAA, vamos voltar alguns dias no calendário para dizer da alegria que foi promover o Pré-ENCAA, aqui na cidade de Campina Grande/PB.

         O Pré-ENCAA aconteceu no dia 22 de junho, no CCBS da UFCG, e contou com as falas experientes de Maristela Moraes (professora UFCG e coordenadora NUD) e de Vinícius Lúcio (professor CESREI e Facisa), ambos ativistas antiproibicionistas. Contamos com a participação de pessoas de diversos cursos e trabalhadoras da saúde mental do município, que aqueceram as discussões que se estenderam por aspectos históricos do proibicionismo até elementos importantes para pensar a urgência de uma nova política sobre drogas no Brasil, visando o fortalecimento das populações mais atingidas, bem como impactos econômicos e políticos.

         Na oportunidade, tensões importantes foram levantadas a respeito do cenário que se apresenta, evidenciando a necessidade de que estas discussões aconteçam para além do enfoque em saúde, como também em serviços do sistema de garantia de direitos, justiça e educação. Searas que estão correlacionadas em nossas vivências e práticas cotidianas, dentro e fora de óticas profissionais. Nos despedimos deste encontro desejosas e desejosos de ENCAA, com vontade de discussões e aprendizados. Gratidão à todas as pessoas que estiveram conosco neste momento!

         Chegada a sexta-feira, 24, nos colocamos em direção à Recife/PE, cidade que acolheu pessoas de todo o país, atraídas pelo espaço que se construía. E esta é uma das palavras – em seus sentidos prático e simbólico – que melhor nos dizem do acontecimento ENCAA: construção. Tudo durante aqueles três dias foram semente e fruto de construções: os sorrisos acolhedores na chegada ao alojamento, as divisões pró-ativas na produção e cuidado de nosso alimento, os materiais distribuídos, as escolhas oportunas dos temas dos Grupos de Discussão, o cuidado uns com outros, os afetos despertados, os encontros culturais que enfeitaram as noites, as plenárias aquecidas por argumentos importantes e por pessoas implicadas no projeto: PRECISAMOS FALAR SOBRE DROGAS!



         Dos vários instantes que tivemos a oportunidades de integrar, algumas frases disparadoras ficaram e nos acompanham: Cuidado não é controle. Liberdade não é negligência. Pessoas que seguem vida acadêmica ou não, integrantes e não integrantes de coletivos, estudantes secundaristas e de universidades em discussão sobre o “mundo das drogas”, que é o mundo em que vivemos todas e todos. É o mundo marcado por uma história hedionda no que se refere ao cuidado às pessoas que tem problemas – ou não – com o consumo de álcool e outras drogas. No entanto, é também o mundo marcado por lutas sociais, por afetações, por vontade de (des)construções e, principalmente, pelo posicionamento ético e político de que toda vida merece ser vivida.

Participantes da plenária de abertura


         A última plenária do ENCAA foi marcada pelo reforço de que em 2017 aconteça o segundo encontro nacional, contemplando outra cidade do país. O NUD está muito satisfeito de ter participado deste momento histórico, oportunidade impar de fortalecer parcerias e partilhar a delícia que é re.descobrir: não estamos sós nesta militância! 


Por Samira Déborah

2 comentários:

My Instagram