Sobre o NUD

COMO SURGIU?

Criado em 25 de novembro de 2015, o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Drogas - NUD/UFCG - surgiu de inquietações sociais e da necessidade de construção de espaços de diálogo e formação qualificada sobre drogas.

O NUD se propõe a oferecer um espaço de formação engajada politicamente, orientada para projetos de transformação social que dialoguem com estudos de gênero e com a epistemologia feminista, com as reformas sanitária e psiquiátrica, com a luta antimanicomial e o antiproibicionismo, e com a perspectiva ética da Redução de Danos.



O Núcleo se desNUDa para acolher estudos que sigam pelo viés dos impactos do proibicionismo frente ao consumo de algumas drogas, bem como os modos de subjetivação por parte da população brasileira. Além disso, direciona o olhar ético-político para uma clínica emancipatória voltada para pessoas que tem problema com o consumo de substâncias (lícitas e/ou ilícitas). 

NOSSA LOGO


A logo do NUD é uma imagem caleidoscópica, associada às possibilidades e contradições no uso das drogas, situadas muitas vezes entre o prazer e a repressão ao prazer. Caleidoscópio que lembra também a possibilidade de "outros sentidos", destacado pelo lilás e o verde que juntas nos remetem às relação com gênero e feminismo e ao debate entre o natural-não/natural, presentes nas articulações que pretendemos no NUD. Quanto ao nome NUD, pensamos na importância do "desnudar-se". Do despir-se de (pré)conceitos e posturas (pré)estabelecidas. Do resinificar. 

Um agradecimento muito especial ao companheiro Benedito Medrado pela gentileza de produzir a imagem e nos explicar em palavras alguns sentidos possíveis para a logomarca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

My Instagram